Apresentação

APRESENTAÇÃO / HISTÓRICO

O grupo de pesquisa EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS (EDaPECI), vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, foi criado e certificado pelo CNPq em março de 2008, e apresenta, atualmente, as seguintes linhas de pesquisa:

Mídias e práticas educativas interculturais: aspectos históricos e sociológicos. Nesta linha, estão vinculados professores e estudantes preocupados com estudos e pesquisas referentes à leitura das mídias nas práticas pedagógicas de cursos presenciais e a distância, levando-se em conta, em particular, análises comparativas de natureza intercultural, em seus aspectos históricos e sociológicos.

Práticas educativas comunicacionais em Educação a distância: estudos interculturais. Os pesquisadores preocupam-se com as formas comunicacionais, em estudos, sistemas e práticas de ensino na modalidade a distância e o impacto destas na constituição de uma nova cultura escolar. A mediatização das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC em práticas pedagógicas e a análise aproximativa de diferentes possibilidades de comunicação representam o foco central desta linha de pesquisa.

O EDaPECI agrega profissionais, técnicos e estudantes de diferentes áreas do saber, preocupados com as modalidades de ensino presencial e a distância, da Universidade Federal de Sergipe, do campus avançado da UFS, bem como de outras instituições conveniadas. Ambiciona, também, ser espaço aberto para debates interinstitucionais a respeito de possíveis relações entre Educação, Comunicação e Interculturalidade. Sua preocupação central é construir uma cultura educativa, em que a diversidade, a inclusão, o respeito às diferenças de grupos étnicos, sociais e culturais se façam presentes. Sobretudo, fortalecer a modalidade de ensino a distância especialmente em suas formas comunicacionais na realização de suas práticas pedagógicas interculturais.

Apesar de ser um grupo recente, este tem realizado algumas atividades de estudos e pesquisa no âmbito da educação a distância, tecnologias da informação e comunicação e interculturalidade, procurando criar raízes institucionais e ampliar o grupo, com profissionais e estudantes de diferentes áreas do saber, o que caracteriza a natureza interdisciplinar de suas atividades.

O EDaPECI conta com um site (www.edapeci.ufs.br) e uma revista eletrônica cujo processo conta com a construção e gestão de publicação periódica recomendada pela CAPES, vinculada ao Sistema Editoração Eletrônica de Revista (SEER). A Revista EDaPECI (http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci) é integrada ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFS e cadastrada no Diretório Nacional de Revistas do SEER através do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Atualmente possui avaliação Qualis/Capes 2013 Áreas: Ensino B3 e Educação B4.

O EDaPECI realiza o seu V Seminário e tem como temática EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TIC. O objetivo geral desse evento é fomentar o debate, a troca de experiências e pesquisas e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica, bem como na formação docente nas modalidades presencial e a distância. Além disso, amplia o intercâmbio entre os diferentes segmentos da educação que têm interesse nas TIC e formação docente, propondo a reflexão sobre Ensino, Pesquisa e Extensão em nível nacional e internacional.

Esse evento é realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e conta com o apoio da CAPES.


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